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6 fatores que atrapalham a eficiência das suas entregas

set. 14, 2022

Neste post a gente também traz dicas de como agir caso eles aconteçam

E já adiantamos: não existe eficiência sem tecnologia e boas práticas no processo logístico.

Se tivéssemos que resumir o que é preciso para realizar o transporte de cargas com eficiência a resposta poderia ser: capacitação, tecnologia, planejamento e experiência. Ainda sim, seria uma resposta incompleta. Trabalhar com entregas B2B e B2C requer o manejo dos desafios nas operações do dia a dia. Por isso, o alinhamento da equipe e dos processos logísticos se faz fundamental para evitar transtornos e gerenciar os riscos. 


Detectar possíveis variáveis que venham a prejudicar o desempenho do transporte de cargas é o primeiro passo para antecipar as soluções.


Dessa forma, apresentamos aqui SEIS fatores que, quando não mapeados, interferem de forma negativa na eficiência dos seus processos.

1. Fatores externos (clima, engarrafamentos, etc.)


Cumprir o prazo estipulado para a entrega é uma das principais exigências das empresas e dos seus consumidores finais. Esse é um desafio diário para quem atua com transporte de cargas, sobretudo porque o transporte no Brasil ainda é essencialmente rodoviário.
Chuvas, estradas em mau estado de conservação, engarrafamentos e limitações de percursos são algumas das questões que as empresas precisam levar em consideração na hora de realizar os seus planejamentos de entregas. 


Possíveis soluções: acompanhar o histórico e a previsão climática para o percurso/data definida; planejar com cuidado o itinerário; fazer uso de tecnologia para otimizar as rotas e utilizar aplicativos que informem a situação do trânsito e os caminhos mais rápidos são alternativas para minimizar essas variáveis.

2. Extravio ou roubo de cargas


Sua carga precisa chegar às mãos do seu cliente com a qualidade esperada e dentro do prazo solicitado. Pela nossa experiência de mais de 30 anos percorrendo as estradas, a gente afirma: cronograma cumprido sem segurança não funciona. Infelizmente a precariedade nas rodovias brasileiras ainda é uma realidade. E isso pode gerar prejuízos, atrasos e transtornos para toda a cadeia de distribuição. 


Possíveis soluções: para evitar o extravio e o roubo das cargas é preciso investir em soluções de rastreamento e tecnologia de ponta. Na Bomfim Cargas utilizamos ferramentas para o gerenciamento das mercadorias em tempo real, frotas equipadas com rastreadores, monitoramento via satélite, transmissão eletrônica de dados e circuitos de segurança, além do atendimento completo das exigências do Plano de Gerenciamento de Risco (PGR).

3. Falta de manutenção da frota


Não há como discordar - as frotas são peças fundamentais para o transporte eficiente e, por isso, elas precisam estar em ótimo estado de conservação para a segurança dos colaboradores, para o serviço de qualidade e para a satisfação dos clientes. 


Possíveis soluções:
é preciso alinhar as operações com a responsabilidade.  A manutenção dos veículos, incluindo troca de pneus e peças, o cumprimento de normas e revisões, a capacitação dos motoristas e o investimento em recursos tecnológicos são primordiais para uma empresa que visa a prestação de um trabalho de excelência.

4. Falta de conhecimento e experiência na região


Conhecer a região, a malha rodoviária e os melhores trajetos são diferenciais para as empresas de transporte. Isso garante a eficiência nas entregas, o cumprimento dos prazos e a maior fidelização dos clientes. A falta de experiência nos deslocamentos costuma acarretar desafios ainda maiores durante as operações. 


Possíveis soluções:
  optar por trabalhar com empresas regionais experientes é uma estratégia bastante interessante. Elas fazem o transporte focado em regiões específicas, têm domínio dos percursos e suas frotas saem todos os dias para percorrer quilômetros entre capitais e interiores. A Bomfim Cargas é um exemplo de empresa regional que vem atuando há algumas décadas com transporte eficiente de cargas no Nordeste.

5. Não ouvir o feedback dos clientes


Todo trabalho tem um objetivo e busca um resultado. Mas, além das métricas e metas que medem produtividade e eficiência, o contato com os clientes também traz insights valiosos e não deve ser ignorado. 

 


Possíveis soluções:
com o atendimento de qualidade e a manutenção de um relacionamento próximo com os clientes, fica mais fácil colher feedbacks sobre os processos, operações logísticas e satisfação. Com essas informações no ‘radar’, é possível desenvolver planos de ação buscando a melhoria contínua. 


6. Tecnologia defasada e gestão logística ruim


Empresas de transporte eficiente de cargas precisam estar em sintonia com os recursos tecnológicos, logística avançada, inovação e as melhores práticas de gestão. A tecnologia defasada ou processos logísticos mal definidos geram problemas em toda a cadeia, resultando em cronogramas descumpridos, burocracia, prejuízos físicos e de valor de marca. 


Possíveis soluções:
  investir em soluções de tecnologia, logística e segurança como sistemas de rastreamento, gerenciamento de informações e equipamentos modernos faz parte da realidade do setor e das demandas dos nossos clientes (também cada vez mais conectados). Mas isso não é tudo - profissionais capacitados e motivados são fundamentais nesse processo. 

E aí, como vem sendo realizado o transporte de cargas para a sua empresa? Os seis fatores descritos acima são administrados efetivamente? ☺


Se precisar realizar entregas no Nordeste, pode contar com a Bomfim Cargas
: levamos a sua marca, com cuidado e carinho, até as mãos do seu cliente.

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