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5 tendências para o setor logístico no ano de 2022

mar. 31, 2022

A logística foi um dos setores que mais cresceu em 2020/2021 e segue aquecido. Saiba aqui qual seu importante papel e o que esperar das inovações logísticas neste ano.

A pandemia impactou diversos segmentos da economia no Brasil e no mundo. Uma das principais mudanças geradas pela Covid-19 no quesito inovação foi o impulso dos negócios na internet.

Várias empresas precisaram se adaptar e modificar sua forma de vendas, aumentando assim sua expressividade online. Como consequência dessa alta, as soluções logísticas passaram a ser cada vez mais necessárias, sobretudo aquelas relacionadas à entrega eficiente de produtos.



O relatório do e-commerce no Brasil, apresentado em abril do ano passado pela Conversion (
clique para acessar o relatório), registrou o aumento de 40% do comércio eletrônico em relação a 2020. Os setores com maior destaque online foram o de Importados, de Pet, de Casa e Móveis e de Farmácia e Saúde.

O transporte de cargas no Brasil também cresceu muito! Segundo o relatório “Índice de Movimentação de Cargas do Brasil”, desenvolvido pela AT&M (
clique para acessar o relatório), o transporte de cargas entre o primeiro quadrimestre de 2020 e 2021 teve um aumento de 38%. E a projeção para 2022 é continuar crescendo.

Qual o papel da logística?

Toda organização precisa de processos logísticos para atuar. O termo “logística” vem do grego e significa “habilidades de raciocínio lógico”. Na prática, sua definição é bastante ampla e se refere ao gerenciamento, administração e operação de atividades, desde a confecção das matérias-primas até a produção, armazenamento, distribuição e satisfação dos clientes.


A logística é tão importante para a relação entre empresa e cliente que, muitas vezes, ela é a responsável por garantir eficiência e transmitir a credibilidade da marca. Quando a logística funciona, o planejamento é bem executado, os prazos de entrega são cumpridos, os recursos podem ser utilizados com inteligência, os custos são reduzidos, os serviços podem ser personalizados e as necessidades dos clientes são atendidas com precisão.



Dentro da Logística Integrada, a etapa de distribuição é a responsável pelas ações que garantem que os produtos chegarão ao destino final no prazo combinado e com a qualidade esperada. A Bomfim Cargas atua nesse setor há mais de 30 anos, transportando mercadorias com eficiência pelas estradas nordestinas.

5 inovações logísticas que vem ganhando destaque em 2022

1 - Gestão automatizada

O sistema de gestão automatizado é composto por softwares de logística que agem na organização dos processos e no planejamento das entregas. Eles garantem mais segurança e produtividade, reduzem custos e tempo de processamento dos pedidos, evitam atrasos e outras falhas.

2 - Inteligência Artificial

Apontada como uma forte tendência para os próximos anos, a Inteligência Artificial também promete muitos benefícios para operações ligadas à logística, como a gestão de estoque, fretes, etc. O uso da robótica vem como uma alternativa para auxiliar os colaboradores em atividades de repetição ou que oferecem risco físico.

3 - Last Mile

Conceito cada vez mais difundido no mercado, Last Mile se refere à última etapa do processo logístico, ou seja, à movimentação de um produto de um centro de distribuição até o destino final. Por esse motivo, ele está totalmente relacionado com a experiência e satisfação dos clientes. As tecnologias de Last Mile incluem o planejamento eficiente de rotas, o gerenciamento da carga em tempo real, a comunicação com o cliente, o cumprimento dos prazos e a segurança das entregas. Com transferências diárias entre as capitais do Nordeste, a Bomfim Cargas utiliza as suas próprias unidades para realizar as operações de Crossdocking e Last Mile, fazendo com que as mercadorias cheguem o mais rápido possível às mãos do consumidor.

4 - Sustentabilidade

Importante discussão no mundo dos negócios, a sustentabilidade também deve ser abordada no setor logístico. Para 2022, muitas empresas estão revendo suas operações e a relação com o meio ambiente. A construção de uma política sustentável se faz necessária para tornar os processos mais ágeis e diminuir a emissão de poluentes

5 - Melhor experiência para o cliente

Não importa o tamanho da operação logística, todas são direcionadas a pessoas. O transporte de cargas vai muito além do deslocamento - ele tem influência sobre a percepção da marca. Ao adquirir uma mercadoria, o cliente tem uma expectativa a ser atendida que não se restringe apenas ao cumprimento dos prazos. A mercadoria deve chegar íntegra ao destino final. A logística para isso é complexa, exige processos bem definidos e tecnologia de ponta.

Para garantir a excelência no aquecido setor logístico em 2022, as empresas precisam se adaptar às exigências dos consumidores, investir em personalização e estar atualizada com os avanços da tecnologia.

A automatização dos processos vem se tornando uma necessidade com impacto direto em produtividade e faturamento. Ao atuar com foco no cliente e na conversão do offline para o online, o cenário favorável projeta ainda mais crescimento para a logística, fundamental para as operações da atualidade.

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